segunda-feira, 24 de junho de 2013

Ladrílhos Hidráulicos na decoração!


Para os amantes das referências retrô na decoração, o uso dos ladrilhos hidráulicos é uma ótima dica para conferir ao ambiente um ar rústico e, ao mesmo tempo, sofisticado e elegante! O uso desse material é super indicado para agregar mais personalidade e estilo a qualquer cômodo da casa ou apartamento, além dos ambientes externos, como varandas e quintais. No post de hoje, vamos relembrar a decoração da casa de nossos avôs e avós e aprender a usar os ladrilhos hidráulicos em uma decoração moderna e atual!
Com origem nos antigos mosaicos bizantinos do séc. V, os ladrilhos eram largamente utilizados na Europa para o revestimento de paredes e pisos. No Brasil, as primeiras peças foram importadas pelos portugueses, franceses e belgas. Porém, somente no final do séc. XIX, um cônsul suiço ensinou os segredos da técnica de manufatura dos ladrilhos hidráulicos aos italianos residentes em São Paulo, possibilitando o surgimento das primeiras fábricas em solo nacional.
Feitos de areia, cimento, pó de mármore, pedras e corantes que formam desenhos incríveis, os ladrilhos passam por um processo de produção totalmente diferenciado e artesanal. Eles são chamados de hidráulicos pois, depois de prensado, todo o material fica submerso por 24h na água.
Vamos ver algumas dicas para utilizar esse material em uma decoração criativa e moderna?









Tudo é artesanal na produção do ladrilho hidráulico: a mistura dos pigmentos, a criação de formas para as estampas, o preenchimento de cada cavidade da forma com sua cor específica, as longas 30 horas de espera para que cada peça fique pronta.
Instrumentos utilizados para produzir os ladrilhos.
Molde de ladrilho hidráulico. Antigamente os moldes eram feitos de ferro. 
Hoje são construídos em latão.

Para fazer uma placa, o ladrilheiro coloca tinta em cada um dos orifícios do molde.

Pigmentos não se misturam depois que o molde é tirado.
Quando o ladrilho estiver pronto, terá um desenho nítido.

Eu adorei essa tendência. E vocês?
Beijinhos, 
Rebeca Scaglioni 

Nenhum comentário:

Postar um comentário